Quinta-feira, Dezembro 03, 2020
Uncategorized

Porque é que a prata escurece?

Todos nós já tivemos jóias em prata que escureceram em poucos dias ou até meses de uso. Algumas pessoas referem até que não podem usar anéis em prata pois percebem que pouco tempo depois os anéis escurecem. O escurecimento da prata tem origem num processo químico natural, independentemente do organismo da pessoa, ainda que algumas substâncias possam acelerar este processo.

O enxofre é um dos culpados pelo escurecimento da prata. O problema é que este elemento químico está presente no nosso dia a dia, dentro e fora de casa, desde a poluição na rua aos produtos de beleza que temos no nosso armário. Quando o enxofre entra em contacto com a prata forma uma camada de sulfeto de prata, concedendo-lhe assim uma cor escura.

O suor, composto por água e sais minerais dissolvidos, também contribui para o escurecimento da prata, pois auxilia este material a misturar-se com o gás de enxofre, formando assim a dita camada escura.

E qual é a relação da prata com o ácido úrico?

Certamente já lhe foi dito que a culpa do escurecimento da prata era do ácido úrico presente no seu organismo. O ácido úrico é naturalmente produzido pelo nosso organismo, sendo a maior parte dele transportado pelo sangue até aos rins, os quais separam o ácido do sangue por forma a eliminá-lo através da urina. Uma pessoa dita saudável consegue manter os níveis de ácido úrico dentro dos valores aceitáveis, contudo, elevadas concentrações desta substância no organismo provocam escurecimento da prata (assim como outros problemas).

Infelizmente, a prata escurece sempre, pois este processo químico é inevitável. Portanto não fique tão zangada quando o seu anel em prata escurecer, pois com isso terá confirmação que o seu anel é verdadeiramente em prata. Além disso, existem técnicas simples para limpar os anéis em prata deixando-os como novos.

Quer saber como limpar os seus anéis em prata?

A maneira mais prática de limpar as suas jóias em prata é usar pasta de dentes. Sim, isso mesmo. O flúor presente na pasta é óptimo para dissolver a camada escura da peça. Use e abuse de uma boa quantidade de pasta de dentes, espalhe utilizando os dedos e pode até usar uma escovinha para passar de forma leve (muito leve) e finalmente enxagúe secando-o posteriormente com um pano macio.

Agora que já sabe como cuidar dos seus anéis em prata e os motivos naturais pelo seu escurecimento, não há motivos para não investir neste material e encher a sua caixinha de jóias com anéis, colares ou pulseiras em prata.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top