Domingo, Janeiro 24, 2021
Anéis de noivado e casamento

Porque usamos alianças na mão esquerda?

Aliança de casamento

Há muitos anos atrás, acreditava-se que uma veia do dedo anelar (o quarto dedo) da mão esquerda conduzia diretamente ao coração de alguém. Devido a essa crença, eles chamavam aquela veia de “veia amoris” ou veia de amor. Naturalmente, para solidificar uma união baseada no amor, eles colocavam o anel naquele dedo que abrigava a veia do amor como significado do romance que o casal recém-casado compartilhava. Uma representação física adorável de dois corações conectados.

Esta tradição foi adoptada também pelos romanos, gregos e outras civilizações. Segundo a Igreja, a  aliança de casamento na mão esquerda representa o compromisso definitivo, estando também mais próxima do coração.

Segundo os chineses, a aliança é usada no no quarto dedo porque é impossível separar uma mão da outra quando estão ligadas pelo quarto dedo e assim é a união do casal. Eles acreditavam que cada dedo da mão representa um membro da família, sendo o dedo anelar o que representa o nosso companheiro. Segundo esta teoria, ao se unir os dedos das duas mãos pela ponta dos dedos, excepto os dedos do meio que devem estar dobrados um de frente para o outro, ao tentar separá-los, acontece algo inusitado. Os polegares que representam os pais podem ser separados, pois as pessoas não vão viver com eles a sua vida toda. Os indicadores que representam os irmãos separam-se facilmente, pois um dia também eles vão ter as suas próprias famílias. O dedo mínimo que representa os filhos também podem separar-se, pois eles irão crescer e afastar-se dos pais. Por fim, os dedos anelares não conseguem separar-se, representando assim que os casais devem viver juntos o resto da vida.

No entanto, muitos casais da Europa Central e do Norte, usam as alianças na mão direita.

Aliança de noivado

Desde que as culturas ocidentais assumiram o quarto dedo da mão esquerda como o dedo com a veia do amor, projectaram a mesma teoria para o anel de noivado. É frequente passar o anel de noivado para a mão direita no dia do casamento, que até então esteve colocado do dedo anelar da mão esquerda, no entanto, em países como Alemanha e Holanda, pode acontecer o contrário, isto é, colocar as alianças de noivado na mão esquerda, e as alianças de casamento na mão direita.

Hoje, especialmente dentro dos casamentos entre pessoas do mesmo sexo, os homens já começaram a usar anéis de noivado, felizmente. Outros, no entanto, adoptam a prática tradicional de usar a aliança no quarto dedo da mão esquerda.

Contudo, mais uma vez, cada um é livre de colocar o anel de acordo com a sua preferência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top